Monday, May 02, 2011

Organizando seu espaço

Uma coisa que as alunas me perguntam muito é como organizo minhas coisas. Então, resolvi mostrar aqui como eu guardo cada tipo de material, pois muitas das idéias de organização eu tive vendo como outras pessoas fazem isso. Vou fazer vários posts essa semana sobre isso!

Esse é o meu cantinho de scrap...

 Tenho o maior orgulho dele, pois como muitas pessoas, eu comecei fazendo scrap sem ter nenhum cantinho. Usava a mesa da sala de jantar, e tinha que guardar tudo em um armário depois de terminar. Quem já jantou no sofá porque a mesa de jantar estava ocupada?  rsrsrs Tenho certeza que muita gente!

Fui mudando meu sistema de organização à medida que fui tendo mais espaço, e mais material. Tem duas dicas que eu acho importantíssimas em relação à organização:

1. Primeiro vem a necessidade de organização, depois os meios. O que eu quero dizer é que não adianta você comprar aquela cestinha de vime fofa que você viu no blog de alguém, quando na verdade você não sabe muito bem o que vai colocar nela. Ou comprar um gaveteiro que você viu em uma revista pra depois descobrir que as gavetas são pequenas demais para seus furadores. Quando seus carimbos não couberem mais na caixinha onde estão hoje, aí você procura uma outra maneira de organizá-los, procurando uma solução para a sua necessidade. Ou quando você quer algum material mais acessível, você compra mais uma prateleira, enfim, eu poderia dar mil exemplos, mas o importante é você comprar as caixinhas quando surgir a necessidade.

2. Tudo bem mudar de idéia. Não é porque você colocou todos os seus adesivos em uma caixinha separados por tema que eles tem que ficar ali pra sempre! Você pode com o tempo descobrir que a melhor solução pra você é separar os adesivos por fabricante, por exemplo. Mude quantas vezes achar necessário, até encontrar a melhor solução para você!

Vou mostrar agora como organizo cada tipo de material, começando hoje por papéis, ferramentas e canetas.

PAPÉIS 

Eu guardo meus papéis nesses "revisteiros" de plástico, que são feitos para papel de scrap. Comecei com um, e fui comprado mais aos poucos! Eles tem divisórias de plástico, que ajudam a separar os tipos de papéis. Os dois primeiros tem papéis estampados variados, que eu separo por fabricante. Para mim fica é fácil identificar e lembrar o que tenho por fabricante, então os papéis das marcas que eu uso mais, e tenho mais quantidade, estão separados assim. Hoje tenho divisórias para Bo Bunny, My Minds Eye, Imaginesce, Basic Grey, My Little Shoe Box e Cosmo Cricket. Os outros estão separados por papéis mais femininos e mais masculinos, para mim foi como funcionou. Outras idéias são separar por temas (natal, primavera, páscoa, etc) ou por tipo de estampa (flores, bolinhas, listrados). O terceiro porta papel tem os papéis lisos, separados por cor. O quarto porta papel tem os papéis especiais: transparências, papéis die cuts, lace cardstock.

 Um problema que eu tinha era com os retalhos. Eu usava alguns papéis de uma coleção, sobravam alguns retalhos e alguns papéis inteiros, o que fazer para deixar todos juntos? Eu coloco os retalhos de uma mesma coleção em um plástico 30x30, e deixo junto com os papéis inteiros no porta papel, fica fácil de encontrar e eu não esqueço que eles existem!

Os outros retalhos eu guardo em uma caixa com pastas suspensas, por cor. Funciona super bem!
 O melhor é que eu posso tirar a pasta da cor que estou precisando, e abrir para procurar, visualizando todos os retalhinhos disponíveis.

 FERRAMENTAS E CANETAS

O lugar de fazer scrap além de funcional tem que ser bonito, né? Eu amo minhas canequinhas, cada uma é especial por um motivo! Para que elas ajudassem na minha organização, dividi os conteúdos da seguinte forma:

1. Canetinhas Sharpie: essas canetinhas são permanentes, meu marido comprou um estojo de 24 cores há algum tempo. Eu nem uso muito pra scrap, mas elas ficam fofas todas juntinhas!!!
2. Lápis: eu amo lápis fofinhos, desde pequena! E uso muito também, para anotações, para desenhar sketches, enfim, preciso ter sempre um lápis à mão. Não precisava ter 15, mas gosto de ver eles todos ali! Quando eu viajo, sempre compro alguns, e vou usando aos poucos, gosto de ter eles na minha mesa.
3. Ferramentas: tesoura, agulhão, boleador, estilete, pincel... coisinhas menores que cabem na caneca.
4. Canetas de scrap: canetas da American Crafts que são próprias pra scrap, e eu adoro! Tem várias cores e espessuras, e são permanentes.
5. Canetas em geral: Bic, Stabilo, canetas de brinde, são de uso geral mesmo.

 As outras ferramentas mais usadas estão na minha tão amada tote! Essa bolsinha de scrap já é a segunda que eu tenho, e eu AMO!!!! Tem lugar para tudo, é giratória e linda! Nessa bolsinha estão as ferramentas que eu mais uso: Crop a Dile, I-Top, Corner Chomper, tesoura do Tim Holtz, tesoura de tecido, tesoura Cutter Bee, réguas, pinça e as minhas canetas pretas e brancas principais. Tem algumas ferramentas que às vezes estão aqui, às vezes na minha caneca de ferramentas: dobradeira, Brad Setter, estilete. Além disso, essa bolsinha tem uma função importantíssima: mostrar minha coleção de bottons!!!

 Por hoje é isso, espero que você tenham gostado! Amanhã é dia de cartão, mas depois disso venho com mais postagens sobre organização. Se você tiver alguma pergunta, fique à vontade para escrever nos comentários, vou adorar responder!

Beijos!


16 comments:

Ingrid Faria said...

Amei o seu espaço para scrap tudo lindo e ao mesmo tempo organizado, olha só que luxo!

Bjs
Parabéns

luciana sanches said...

amei as dicas,.... especialmente a dos retalhos em pasta de cor correspondente! vou tentar usar nos meus retalhos! Muito Obrigada,.... muito lindo seu scrapcanto! super organizado.........
bjoss

Monicat said...

Parabéns pelo post, Dé. Amei as dicas e elas chegaram na hora certa prá mim que estou mudando de casa em breve e que finalmente terei um espaço para fazer meu scrap. Beijos.

Vivian said...

muito boas as suas dicas. Eu estou engatinhando no scrap, não tenho lugar adequado e sempre me perco com os retalhos de papel, vc me deu dicas ótimas
bjssss

Andréa Tani said...

Adorei....Eu organizo minhas coisinhas parecida com vc..
um beijo!

Danielle Schelb said...

Oi Dé!
Vou tentar dar uma organizada com a inspiração que vc me deu... tenho meu espaço mas ainda insisto em usar a mesa de jantar, rs!
Tudo organizadinho fica tão lindo! :oD
beijokas

Amanda Leal said...

Que organização...
Eu amo tudo organizado e pra mim não há outro modo de viver... ;)
Adorei as dicas!
beijo

Chris Gondim said...

Legal ter nosso espaço para trabalhar...aqui também tive que "arranjar" um...
Gostei da organização, a minha pe diferente, ainda sofro com o tema..."onde guardar papéis..e como"...mas estou conseguindo ...um dia com certeza conseguirei...
super parabéns pelo scraproom.

Aline said...

Oi! Amei as dicas dos retalhos na pasta suspensa! Estou em vias de reformular meu cantinho e esses posts não poderiam ter vindo numa hora melhor... Mal posso esperar pelas dicas sobre FITAS! Elas são meu maior pesadelo da organização no cantinho de scrap, hehehe. Socorro!!!

Anonymous said...

Adorei suas dicas! Vou acompanhar TUDO! Estou precisando ajeitar meu cantinho tb.
Bjs

Lya Lilith said...

Que legal Dé!!! TFS!! Bjs!!!!!

Fê Theo said...

Ótimas dicas Dé... adorei a coleção de botons! rs
Bj

Ateliê Ana Bananna said...

Adorei suas dicas, estou seguindo seu blog.

Ficarei muito feliz com sua visita.

www.anabanannascrap.blogspot.com

Beijos e seja bem vinda.

Sabrina Mix said...

Oi, linda!

Sabe me dizer qual a marca desses seus revisteiros para papel?

Estou urgentemente precisando comprar, mas não achei aqui em Brasília...

Beijos e sucesso!!!

Débora Prass said...

Sabrina, comprei há tantos anos atrás que infelizmente não lembro a marca... :(

Unknown said...

Amei sua ideia do porta revisteiro.

Mas você lembra onde comprou? Quero muito comprar.