Showing posts with label Receitas. Show all posts
Showing posts with label Receitas. Show all posts

Friday, September 25, 2020

Cozinhar me faz feliz!

 Esse ano está sendo pra mim um ano de muitas tristezas e desafios mas também de muitas alegrias e muitas conquistas. 

E uma dessas alegrias com certeza foi fazer parte do time de designers para o lançamento da primeira coleção do Ateliê Craft!

A Dani fez uma coisa super legal, e marcou um reunião virtual pro time se conhecer e ver os papéis antes mesmo de receber a caixinha, e foi muito legal, com certeza determinou qual seria a "vibe" desse lançamento! 

Quando eu vi os papéis pela tela do computador, na hora fiz o pedido de um fichário, para decorar e organizar as receitinhas que imprimo da internet - estavam guardadas numa pasta tão sem graça que nem vou mostrar! Então, quando os papéis chegaram, o fichário já estava aqui a postos, só esperando ser transformado!


Fiz esse projeto no mesmo dia, aquele projeto que flui, que sai rapidinho!



E essa frase foi o elemento principal que ganhou meu coração...


Sempre que faço alguma comidinha gostosa (eu cozinho bem, viu?), e o pessoal aqui em casa elogia, eu sempre respondo que está gostoso porque coloquei amor. Já virou piada interna na família! Não é perfeita essa frase para o meu fichário de receitas?


O fichário é da Juju Scrapbook. Os papéis do Ateliê Craft você encontra lá mesmo no AC e em várias outras lojas pelo Brasil.

Beijos!



 

Sunday, November 17, 2013

Receita de Domingo - Pão de Queijo

Essa é uma receita SUPER fácil de fazer, que é uma das favoritas aqui em casa! Eu faço quase uma vez por semana, de tão prática e gostosa que é.

Ingredientes:
1 xicara de leite (240ml)
1 xícara de óleo de milho (240ml)
3 ovos
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (100g)
1 colher de chá de sal
2 xícaras de polvilho doce (300g)

Aquecer o forno a 180o. Untar forminhas de empada com óleo, ou usar forma de silicone como essa:
No liquidificador, coloque o leite, o óleo, os ovos, o queijo e o sal. Bata por 3 minutos. Acrescente o polvilho e bata por mais 3 minutos. Coloque a massa nas forminhas até a metade, a massa fica bem líquida e cresce bastante. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar. Facílimo, né?

Quem fizer, me conta como ficou!

Beijos!

Sunday, August 25, 2013

Bolo de Domingo - Cupcake sem Glúten

Minha cunhada e minha sobrinha tem doença celíaca, que para quem não sabe é alergia ao glúten. O glútem é encontrado no trigo, cevada, centeio e aveia. Ou seja, quase tudo que encontramos nas prateleiras do supermercado.

Minha sobrinha adorava meus cupcakes antes de descobrir a doença, e eu comecei a testar algumas receitas sem glúten para ela. Uma deliciosa é cupcake de banana, mas ela como quase todas as adolescentes prefere os clássicos sabores de baunilha, doce de leite, chocolates... Fiz muitas pesquisas na internet, e a maioria das receitas que encontrei usam uma farinha sem glúten, que é uma mistura de polvilho, creme de arroz (até aí tudo bem), e outras coisas, essas difíceis de encontrar. Ou então são receitas de bolo de milho ou fubá, que não combina com chocolate e buttercream como um bolo de baunilha, né?

Um dia resolvi testar a minha receita favorita de cupcake de baunilha, simplesmente substituindo a farinha de trigo por creme de arroz. A receita leva 2 xícaras, e a caixinha de creme de arroz dá um pouco menos que isso. Completei a medida com maisena, e coloquei pra assar.

E não é que deu certo? :)

Então, aqui está a receita campeã:

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
5 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha,
1 xícara de açúcar refinado
2 xícaras de creme de arroz com maisena (1 caixinha de creme de arroz + quanto basta de maisena para completar a medida)
3 colheres de chá de fermento

Esse é o creme de arroz que eu uso, você encontra na seção de comidas e leites para bebês.

Bater a manteiga com o açúcar e a baunilha, até ficar bem fofo e clarinho. Acrescentar os ovos um a um, batendo. Acrescentar a mistura de creme de arroz e maisena, e bater. Depois, colocar o fermento e bater até misturar. Importante não bater muito depois de colocar o fermento, dica da minha vó! Colocar em forminhas e assar por 20 minutos em forno pré aquecido 180o. Tirar do forno, e esperar 5 minutos antes de desenformar. Aí, é só esperar esfriar, rechear e confeitar!

Prometo que mesmo quem não é alérgico vai gostar, o bolo fica super fofinho e gostoso!


 
Beijos!