Wednesday, July 06, 2011

Agora é sério

Ano passado vi no blog da Dri Santos um vídeo sobre uma ONG chamada Fazendo Minha História. A postagem é essa aqui. Não consegui colocar os vídeos aqui, entrem na postagem da Dri pra ver, vale a pena. Isso é scrapbooking.

Um resumo do que é a ONG:
"O Instituto Fazendo História é uma organização não governamental fundada em março de 2005 por um grupo de psicólogas envolvidas com a causa das crianças e adolescentes que vivem em abrigos. O trabalho teve como ponto de partida a Projeto Fazendo Minha História, que desde 2002, atua em abrigos fazendo o registro e resgate da história de vida destas crianças e adolescentes."

O que eles fazem é um trabalho maravilhoso com crianças de abrigo montando com elas um álbum de scrap da história da cada uma. O objetivo é fortalecer a auto estima das crianças para que elas vejam a si mesmas como pessoas e não somente como uma criança coitadinha do abrigo. Ela pode ter sonhos, objetivos, ela é importante. Isso é só um resumo, o vídeo explica melhor.

Fiquei encantada com o trabalho deles, no mesmo dia mandei um e-mail pra lá querendo participar. O trabalho é realizado somente em São Paulo, então perguntei se poderia ajudar doando materiais de scrap. Eles falaram que é sempre muito bem vindo, e que sempre precisam desses materiais. Em época de mudança e organização, tudo que acho que não vou mais usar estou enviando para lá. Adesivos, enfeiteis, papéis, tudo é muito bem aproveitado.

Atualizado: Corrigindo a informação, o Fazendo Minha História já acontece no interior de SP e pelo Brasil: no Maranhão, em Fortaleza, em João Pessoa, no Paraná em Apucarana e Foz do Iguaçu...
Vamos todo mundo ajudar? Parece pouco, mas já é alguma coisa. A pessoa que falei (por e-mail) lá é a Tatiana (tatiana@fazendohistoria.org.br), escrevam pra ela, podem falar que viram a informação aqui, que ela passa o endereço para onde podem ser enviadas as doações. Uma idéia: usem os furadores para transformas aqueles milhões de retalhos de papel em enfeitinhos para os álbuns das crianças!

Aqui o site deles pra quem quiser ver: http://www.fazendohistoria.org.br/ .

Beijos!

9 comments:

Anonymous said...

Nossa Débora, que máximo. Estou encantada. Mesmo trabalhando diretamente com ongs sempre me surpreendo com a capacidade de ajuda do ser humano. E é um alívio arrumar uma serventia para os milhões de retalhos. Obrigada pela dica.
Patrícia - Brasília

Mi Asanome said...

puxa, débora! grande idéia! obrigada por divulgar este trabalho!
bjocas e boa sorte na mudança aí! que tudo dê certo pra vc lá em fortaleza!
bjocas,
mi

Ândre said...

Não preciso nem falar nada né, já enviei um email pedindo o endereço, rsrsr, você é um amor Dé, saudades!!
Beijo,
Andressa

Gisele Cavassin said...

Dé, que legal divulgar esse trabalho. Vou dar uma organizada nas minhas coisas e aproveitar para ajudar.
Beijossssss

Georgia Visacri said...

Dé, obrigada pela dica... tenho bastante material aqui, já que faz anos que quase não produzo em papel. Agora já sei o que fazer com ele :)

bjs mil

Patrícia said...

Que legal isso, Dé!
Tbém quero participar.
Obrigada pela dica.
Beijoca.

Asas à imaginação said...

Adorei essa ideia, Débora!
Que trabalho bacana, viu!!!
Posso divulgar também no meu blog?
Claro que vou enviar email para a Tatiana, pois quero colaborar.
Obrigada, muito obrigada!!!
Forte abraço
Marlei

Anonymous said...

Dé, que projeto legal!! Adorei conhecer um pouco!!!
Obrigada por compartilhar. Vou separar algumas coisas aqui.
beijos

Claudia said...

Olá Débora, sou uma das fundadoras do Instituto Fazendo História, o qual presido atualmente. Gostaria de agradecer o seu apoio e divulgação, é assim, em rede, que crescemos! Um abraço Claudia Vidigal