Sunday, August 25, 2013

Bolo de Domingo - Cupcake sem Glúten

Minha cunhada e minha sobrinha tem doença celíaca, que para quem não sabe é alergia ao glúten. O glútem é encontrado no trigo, cevada, centeio e aveia. Ou seja, quase tudo que encontramos nas prateleiras do supermercado.

Minha sobrinha adorava meus cupcakes antes de descobrir a doença, e eu comecei a testar algumas receitas sem glúten para ela. Uma deliciosa é cupcake de banana, mas ela como quase todas as adolescentes prefere os clássicos sabores de baunilha, doce de leite, chocolates... Fiz muitas pesquisas na internet, e a maioria das receitas que encontrei usam uma farinha sem glúten, que é uma mistura de polvilho, creme de arroz (até aí tudo bem), e outras coisas, essas difíceis de encontrar. Ou então são receitas de bolo de milho ou fubá, que não combina com chocolate e buttercream como um bolo de baunilha, né?

Um dia resolvi testar a minha receita favorita de cupcake de baunilha, simplesmente substituindo a farinha de trigo por creme de arroz. A receita leva 2 xícaras, e a caixinha de creme de arroz dá um pouco menos que isso. Completei a medida com maisena, e coloquei pra assar.

E não é que deu certo? :)

Então, aqui está a receita campeã:

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
5 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha,
1 xícara de açúcar refinado
2 xícaras de creme de arroz com maisena (1 caixinha de creme de arroz + quanto basta de maisena para completar a medida)
3 colheres de chá de fermento

Esse é o creme de arroz que eu uso, você encontra na seção de comidas e leites para bebês.

Bater a manteiga com o açúcar e a baunilha, até ficar bem fofo e clarinho. Acrescentar os ovos um a um, batendo. Acrescentar a mistura de creme de arroz e maisena, e bater. Depois, colocar o fermento e bater até misturar. Importante não bater muito depois de colocar o fermento, dica da minha vó! Colocar em forminhas e assar por 20 minutos em forno pré aquecido 180o. Tirar do forno, e esperar 5 minutos antes de desenformar. Aí, é só esperar esfriar, rechear e confeitar!

Prometo que mesmo quem não é alérgico vai gostar, o bolo fica super fofinho e gostoso!


 
Beijos!

2 comments:

Cores de Anas said...

Huuum...parecem saborosos!!!! Que bom compartilhar suas experiências e contribuir para a alegria de muiiitas pessoas.Seu projeto do mini álbum está MARAVILHOSO!!!!
Bjinhos e uma semana LINDA!!!
Maria Teresa

Unknown said...

Ola, :D
Adorei o blog e gostaria de tirar uma dúvida!
Será que eu posso substituir a manteiga por óleo?
Obg, :DD