Saturday, August 25, 2012

10 dicas para criar filhos criativos

Passeando pelos blogs de scrap hoje, encotrei essa postagem aqui no blog da Cosmo Cricket, e foi um daqueles momentos UAU! O título é 10 Dicas para criar filhos criativos.

Criatividade é muito importante pra mim. Aí você diz "claro, né, você trabalha com arte!". Mas não é só por isso não. Acredito de verdade que criatividade é característica essencial para o sucesso em qualquer coisa que você queira fazer na vida. Em todos os empregos que tive, sempre ouvi esse elogio "você é muito criativa", e ouvi por coisas que eu fiz que não tinha nada a ver com arte, mas com soluções criativas para problemas, idéias criativas para as mais diversas situações.



Acredito também que não existe essa história de "não tenho criatividade". Criatividade se exercita, e achei as idéias dessa postagem bem legais para ajudar nossas crianças a exercitar essa criatividade. Segue uma livre tradução:

10 DICAS PARA CRIAR FILHOS CRIATIVOS

10. Celebre as diferenças: Quando uma criança perguntar qual dos filhos é o seu favorito, resista a responder que você ama todos igualmente. Diga que você ama cada um de maneira diferente. Diga que o que você ama em cada um, reforçando como cada um é único e que você gosta que seja assim, porque faz da sua família e do mundo um lugar melhor. A permissão para ser diferente é um dos grandes desafios no desenvolvimento da criatividade. Pode ser assustador e muitas vezes não é reconhecido como uma coisa positiva pela sociedade. Diga a seus filhos que você os ama por serem diferentes!

9. Não diga SIM de primeira: Quando as criaças pedirem alguma coisa, roupas, brinquedos, etc; e for alguma coisa que você pretende comprar, não diga sim logo. Peça para que façam um lista com as razões pelas quais você deveria dizer sim. É uma ótima atividade que além de deixá-los ocupados por um tempo, ensina argumentação e criatividade! Você sabia que pode ser defendida a tese que roupas novas melhoram as notas na escola?

8. Dê permissão para desperdiçar. Parece um péssimo conselho, certo? Mas NUNCA dê a uma criança materiais de arte e diga que não pode desperdiçar. O medo de estragar um folha de papel, ou gastar uma tinta cara em um projeto que pode dar errado podem fazer até a criança mais aventureira recuar. Desperdiçar materiais de arte não é o fim do mundo. Quando um projeto der errado, enfatize o que foi aprendido e que usar os materiais para aprender mais vale a pena.

(Comentário pessoal: pra gente que faz scrap isso é difícil... Dei um Smash pra Bia e já saí falando que ela tinha que escolher coisas importantes pra registrar lá. Fala sério!!! Depois vi que não era o caminho e falei pra ela se divertir fazendo, mas é difícil, porque nossa primeira reação muitas vezes é dizer cuidado pra não estragar...)


7. Peça opinião sobre coisas importantes. Quando você pede a uma criança sua opinião sobre algo, faz com que ela pense. Escolha um assunto que é notícia e pela a opinião deles. Se são mais novos, peça a opinião sobre alguma regra da casa. É sempre divertido. Quando eles falarem que não gostam da regra, e porque, pergunte se eles tem alguma idéia de como pode ser feito diferente para obter os mesmos resultados.

6. Dê responsabilidade. Nunca faça por uma criança o que ela pode fazer sozinha. Mesmo quando ouvir "não consigo, preciso que você faça!". Crie uma regra, depois de tentar 3 vezes, se ainda não conseguir, aí você ajuda. Para crianças maiores, aplique essa regra para problemas, como uma briga com um amigo por exemplo. Quando perguntarem pra você o que fazer, peça que pensem em 3 maneiras diferentes de lidar com a situação.

5. Tenha muitas idéias. Quando uma criança dizer que está "entediada", diga: "Se você pudesse fazer qualquer coisa agora, o que seria? Faça uma lista de 10 coisas". Dê sugestões como "olhe em volta no seu quarto", "o que você gosta de fazer fora de casa". Buscar novas idéias é um ótimo exercício de criatividade.

(Comentário pessoal: não sei se com os filhos de vocês é a mesma coisa, mas os meus adoram essa frase: não tenho nada pra fazer! rsrsrs)

4. Brinque de jogos criativos. Escolha duas palavras totalmente diferentes e tente encontrar maneiras de conectá-las. Por exemplo, o que um cachorro e uma escova de dentes tem em comum? Outro jogo legal é aquele em que uma pessoa começa uma história e as outras vão continuando, acrescentando mais uma parte.

3. Seja criantiva. E deixe que seus filhos vejam como você resolve problemas de formas criativas, e eles também farão isso.

2. Recicle e conserte coisas. É uma camiseta velha com furos, ou uma nova faixa de cabelo com flores de tecido? Ensine seus filhos e ver o potencial das coisas, e encontrar novos usos para que o que eles não precisam mais.

1. Mude. Se você curte pintar com seus filhos, que tal pintar sem usar um pincel? Pode usar tecido, um cartão de crédito. Façam suas atividades favoritas, mas de novas maneiras. Faz com que eles pensem, não fiquem entediados, e é muito divertido.

E você, tem alguma dica? Alguma coisa criativa que você faz junto com seus filhos? Para mim, essa listinha deu várias idéias, e uma das minhas metas de vidas atualmente é criar um ambiente cada vez mais alegre na minha casa, e criatividade tem tudo a ver, né?

Beijos!


1 comment:

Re Vieira said...

Dé uma coisa que minha mãe fazia sempre era acordar cantarolando... Imagina que ela pegava uma música e ao invés de cantar a letra, ia falando só números... E os três filhos entravam na cozinha e pegavam o número que ela estava e continuava a música com ela!!! Hahahahaha Todo muito louco... Mas até hoje lembro dos quatro juntos cantando!