Friday, November 22, 2013

It's so Miami - Jungle Island

Quero começar contando a breve história dessa atração. Tudo começou em 1936, com a inauguração do Parrot Jungle, a ideia era uma atração onde pássaros pudessem "voar livremente". Originalmente localizado em South Miami, e ficou conhecido pela grande variedade de pássaros exóticos, incluindo o Pinky, uma cacatua que sabe andar de bicicleta... além dos flamingos cor de rosa, que ficaram famosos na abertura do Miami Vice.
 
O parque cresceu al longo dos anos, e após o furação Andrew surgiu a ideia de mudar o parque de local. A mudança aconteceu em 2003, e o parque reabriu na Watson Island com o nome de Jungle Island. O parque é lindo, de natureza exuberante e uma infraestrutura excelente, com muita sombra e espaço para as crianças brincarem. E muitos animais além dos pássaros tropicais do parque original, muito ainda vivos e morando lá até hoje.
 
Eu visitei o Parrot Jungle em 1989, e juro que alguns dos animar me reconheceram nessa visita! :)
 
 
Muitos pássaros ficam soltos mesmo, às vezes voam por aí, mas voltam porque o Jungle Island é a casa deles.
 
Eu fiz um VIP Tour, que um guia acompanha a visita, e que inclui uma série de momentos de interação com os animais.
 
Esse foi o nosso guia, o Ryan. A mãe dele trabalhava no Parrot Jungle quando ele era pequeno, um dos filhotes de orangotango que nasceu em cativeiro foi criado na casa dele. Dá pra perceber o amor que ele tem pelos animais.
 
 
É complicada essa questão de animais em cativeiro, muitos foram capturados cruelmente para serem levados para zoológicos, mas hoje em dia essa instituições tem uma preocupação com a preservação e a educação ambiental. Claro que existe o interesse comercial, mas a sociedade, principalmente americana, não aceita mais que seja somente isso.
 
O primeiro momento de ficar pertinho dos animais foi com os lêmures. E aí você pergunta: mas afinal, o que são lêmures?
 
 
Pois é, são esses bichinhos fofos que aparecem no filme Madagascar. E também era a estrela do programa Zooboomafoo, do Discovery Kids...
 
 
Mas a forma como eles foram retratados no filme não poderia estar mais errada. E não é por causa da dança ou da coroa! É porque no desenho tem um rei lêmure, e isso jamais aconteceria na natureza, já que a sociedade lêmure sempre é controlada por uma mulher! Gostei disso...

 
Entramos em uma sala, e os bebês lêmures foram soltos! São tão fofinhos e brincalhões, é muito divertido! 
 



O passeio é todo muito agradável, o parque tem muita sombra, o que é muito importante em Miami!
 
Alimentando os cangurus...

 
A única recomendação do guia: NUNCA pule na frente de um canguru! Eles acham que você quer brincar, e a brincadeira deles é assustadoramente parecida com uma luta de boxe....
 
Momento especial de segurar um bebê canguru!

 
E essa tartaruga??? Vocês não acreditam na força dessa mordida!


Terminamos no hospital veterinário do Jungle Island para conhecer dois fofíssimos macaquinho, que gostaram muito de mim!


 
Algumas dessas interações, como alimentar os cangurus, está disponível fora do tour vip com o pagamento de uma taxa adicional. Mas a maioria só pode ser feita por participantes do tour. O parque tem muitos outros animais, tigres, macacos, leões; e um show de pássaros que infelizmente não tivemos oportunidade de ver. A localização é ótima, pertinho de Miami Beach, com fácil acesso e amplo estacionamento, como é comum nos EUA.
 
Eu super recomendo o VIP tour, mas para quem não quiser fazer esse investimento (aproximadamente U$ 240 por pessoa, com almoço incluído), vale visitar o parque. É muito bonito!
 
 
Beijos!
 
 

No comments: